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Três pessoas conversando

Renovação de Matrículas: Como as mídias sociais podem ajudar

Nos últimos anos as mídias sociais têm se tornado essenciais para as estratégias das instituições de ensino, não apenas como meio de atrair novos alunos, mas também para reter os que já existem e, sobretudo, no período de renovação de matrículas.

Essa interação pode ser essencial para a instituição e também para os alunos, em especial no período da renovação de matrículas, onde as pessoas costumam ter muitas dúvidas quanto às mudanças que podem ocorrer e costumam recorrer a esses canais para poder esclarecê-las.

As mídias sociais podem ser ótimas aliadas durante esse processo e você sabe como?

Acompanhe o post e saiba mais!

O quanto as mídias sociais ajudam na renovação de matrícula

Hoje em dia é até difícil conhecer alguém que não possua uma página ou perfil nas redes sociais e por isso, elas têm se tornado também um lugar de busca por informações, muito em razão dos formatos de conteúdo mais despojados e dinâmicos que os canais de comunicação habituais, possibilitando uma maior interação entre os alunos e a instituição de ensino.

Um início de ano ou semestre, costuma vir com mudanças e por isso, cada vez mais os alunos têm utilizado as mídias sociais como um canal de comunicação para esclarecimento impessoal dessas dúvidas e, poder também, comparar com outras instituições.

Nesse sentido é essencial que a equipe que gerencia as mídias sociais esteja apta a realizar uma boa estratégia para nutrir os alunos com informações e conteúdos relevantes, como meio de atrair novos alunos e manter os existentes.

Redirecionamento das repostas para outros canais

Além de planejar as estratégias a serem utilizadas nas redes sociais para atrair esses alunos, é preciso ficar atento também ao feedback que será entregue.

Perguntas e comentários devem ser respondidos no canal em que foram realizados e evitar serem redirecionadas para outros canais de comunicação.

Assim, o aluno não precisará procurar pela resposta a uma dúvida feita no Facebook em seu e-mail, por exemplo.

É evidente que repostas extensas e complexas nem sempre podem ser realizadas no mesmo canal, mas é aconselhado dar um retorno para este aluno.

Se houver a necessidade, redirecionar a resposta para o e-mail ou indicar o local onde ele terá mais respostas.

Essa interação é essencial para se manter um bom relacionamento com os usuários nas redes sociais.

Eventuais reclamações nas redes sociais

Apesar de todas as estratégias, você sabe que mesmo fazendo um bom planejamento das ações e oferecendo respostas aos usuários, nem sempre é possível ter apenas comentários positivos e, por isso, é fundamental estar preparado para eventuais reclamações.

Alguns problemas podem ocorrer em qualquer instituição e os alunos têm utilizado mais as redes sociais para compartilhar sua insatisfação com a própria instituição, como também com os outros usuários e, por esse motivo, é tão importante manter a equipe preparada.

Nesse momento, é preciso estar apto a dar repostas plausíveis, que visam sanar a dúvida desse usuário.

Fique atento! Outras pessoas costumam observar essas repostas, por isso é necessário ter jogo de cintura com o que será dito.

Um padrão ideal com base nos resultados

O mais importante disso tudo é compreender que não existe um padrão de ações específico a serem realizados nas redes sociais.

É preciso que você fique atento à realidade da instituição e crie estratégias que possam atender as necessidades, baseando-se na análise dos resultados.

Lembre-se que estar preparado para o período de renovação de matrícula e utilizar as redes sociais a favor da instituição pode trazer ótimos resultados. Como você realiza esse processo?

Comente suas experiências e opiniões sobre o assunto!

Grande abraço e sucesso!

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Até a próxima por aqui!

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing