Vamos ajudar sua empresa a arrebentar em vendas

 

Duas pessoas analisando o marketing de uma empresa

Marketing Digital para fortalecer empresas

A evolução do marketing

O marketing costuma ser uma atividade pouco compreendida pelo público em geral.

Apesar disso, podemos considerar que surgiu ao mesmo tempo em que o comércio se desenvolvia e crescia.

Todos aqueles que negociavam os seus produtos queriam vender mais rápido e ter lucros maiores que seus concorrentes, buscando estratégias de comunicação e de persuasão para atingir estes objetivos.

Isso sintetiza muito bem a essência do marketing até os dias de hoje.

Evoluindo paralelamente aos modos de produção e aos canais de comunicação que vão surgindo ao longo do tempo, o marketing se adequa à humanidade.

Desde que surgiu a mídia impressa, com o jornal, os formatos de publicidade são usados como ferramentas de marketing para impulsionar vendas e trabalhar a favor da imagem de marcas comerciais.

O rádio e a TV foram plataformas nas quais surgiram novas formas de comunicar e de vender, e o marketing adaptou as suas estratégias para canais de mídia massiva, possibilitando verdadeiros fenômenos de vendas no mundo inteiro. Mas uma das principais revoluções aconteceu com a chegada da mídia digital e da conectividade, transformando o mundo em uma aldeia de proporções jamais vistas.

O marketing digital, potencializado pela internet, democratizou o acesso a estratégias refinadas para que as empresas pudessem estar mais acessíveis aos seus consumidores, que detêm voz ativa e a possibilidade de escolher entre marcas do mundo inteiro.

Essas, por outro lado, podem gastar muito menos e ter muito mais controle dos seus investimentos em comunicação e em publicidade, o que abre as portas para empreendedores e pequenas marcas que antes se limitavam ao seu mercado local.

Deseja descobrir o seu caminho e impulsionar os resultados da sua pequena ou média empresa?

Confira vários aspectos que fazem do marketing digital a melhor maneira para atingir os seus objetivos e tenha a oportunidade de entender como isso é possível, usando as ferramentas e as técnicas adequadas!

Como o Marketing Digital pode ajudar a sua empresa?

Com marketing Digital, é possível alcançar um número bem maior de pessoas com um custo baixo

Marketing Digital vai ajudar sua empresa na busca por clientes em potencial

Vamos começar entendendo o que o marketing digital pode fazer pela sua empresa.

Na verdade, é mais difícil saber o que não é possível fazer pela sua empresa com o marketing digital.

No mundo conectado em que vivemos, ele está praticamente em todo lugar!

Comparando com o marketing tradicional, a mensuração pode ser considerada a maior vantagem oferecida pelo digital.

É possível ter informações em tempo real do que está acontecendo: aquela campanha está recebendo cliques? Tem muita gente online no meu site agora? Quantas pessoas consigo atingir com cada campanha?

Todas essas questões são respondidas com apenas um clique.

O marketing digital é ainda muito mais barato do que o velho marketing.

Não que seja tudo gratuito, como muitos pensam, mas é possível atingir um número muito maior de pessoas gastando bem menos.

O melhor: dá para apurar quanto dinheiro foi gasto e quanto foi gerado em receita.

A internet colocou frente a frente todos os competidores, não importa o tamanho.

Na web, todo dia um “Davi mata um Golias” nas estratégias de marketing, pois todos conseguem atingir o seu público e garantir o seu lugar ao sol, independente do seu tamanho.

Isso porque é possível entender melhor quem é o seu consumidor para chegar mais fácil até ele.

Empresas podem conversar diretamente com seus consumidores.

Tudo depende de saber usar as ferramentas certas para cada finalidade.

Áreas de uma empresa que se beneficiam com marketing digital

Marketing Digital

Sua empresa pode e, deve tirar vantagens do Marketing Digital.

O marketing digital é dividido de acordo com cada atividade específica dentro da sua área de atuação.

Há aspectos diferentes para cada área dentro de uma empresa:

Vendas

Há várias formas de se vender produtos e serviços online e se engana quem pensa que isso só é possível dentro de sites de comércio eletrônico, os e-commerces.

A sua área de vendas encontrará inúmeras maneiras de expandir e pulverizar a sua presença, cobrindo muito mais consumidores do que seria possível imaginar sem os canais online.

Atendimento ao cliente

O consumidor tem múltiplos canais para entrar em contato para ser atendido e isso potencializa a capacidade das empresas de gerar valor e de aumentar a satisfação do seu público.

Redes sociais, comunicadores instantâneos, smartphones e ferramentas especializadas em atendimento ao cliente estão aí pra isso.

Marketing

O velho marketing nunca foi tão efetivo quanto nos dias de hoje.

Dados sobre o perfil do seu consumidor, seu reflexo nas vendas e a criação de novas estratégias são suportadas pelo digital de maneira inédita, com a disponibilidade de informações detalhadas e em tempo real.

Nunca houve tantas ferramentas para se trabalhar com marketing!

Planejamento

Independente dos objetivos de determinada empresa, existem canais adequados para atingi-los.

Hoje, é muito mais eficaz realizar um planejamento dentro do marketing digital, pois as ferramentas de análise e a variedade de alternativas são um prato cheio para qualquer profissional criar uma estratégia de sucesso.

Pós-vendas e fidelização

Se falar com o seu consumidor está muito mais fácil, por que não procurá-lo para realizar um pós-venda muito mais eficiente? Não é preciso gastar cifras com ligações e malas diretas que não têm retorno.

As ferramentas de marketing digital permitem que o seu pós-venda seja muito mais efetivo, com menos custos e maior fidelização do seu cliente.

Principais atividades digitais para empresas

Use o Inbound Marketing

Principais atividades digitais que sua empresa pode fazer uso

Site

Você já deve ter ouvido por aí que “o site é o cartão de visitas da sua empresa na internet” ou algo parecido.

Na verdade, é muito mais que isso: pelo site é possível vender, atrair novos consumidores, construir uma reputação positiva para o mercado e comunicar com seu público.

É o seu site que aparece como resultado de buscas para um potencial consumidor que desconhece a sua marca.

No seu site, o seu consumidor conhece mais sobre o seu produto ou serviço, compreende a sua experiência e tem a oportunidade de fazer contato direto.

Em seu site, geralmente, está a sua plataforma de conteúdo (um blog, por exemplo) e seu portfólio.

Seus clientes e parceiros.

É na sua página que as pessoas irão verificar se é uma empresa de verdade ou se é uma fraude; gerentes de banco vão dar aquela checada para entender se você merece acesso ao financiamento que está pleiteando e fornecedores vão procurar informações sobre o seu negócio. Seu site é sua loja aberta 24 horas por dia.

Redes Sociais

Estamos na era das redes sociais! Nela, os consumidores fazem algo que sempre fizeram, mas com muito maior alcance: discutem sobre seus objetos de consumo, indicam seus favoritos, e principalmente, criticam aqueles dos quais não gostam.

Calma. Você não precisa temer as redes sociais. Mas você precisa usá-las e entender como elas potencializam as suas vendas.

É um dos melhores canais para se relacionar com o público e fazer um trabalho sólido de pós-venda.

Nas redes sociais, acontece a publicidade boca a boca hoje em dia.

Pequenas empresas podem competir com as grandes e há oportunidades em mercados de nicho.

Redes sociais também são uma excelente maneira de conhecer mais sobre o seu consumidor.

É preciso descobrir quais são relevantes para o seu público e quais formatos de publicidade há para se explorar em cada uma delas. Não dá para cobrir todas as redes sociais de uma vez.

Por isso, pesquisa é a chave, pois há tantas possibilidades que é impossível começar a detalhar sem saber o perfil do seu público e o tipo de produto ou serviço que você oferece.

Relacione-se com o seu consumidor para identificar essas informações.

E­-mail marketing

Campanhas de e-mail marketing dão bons resultados

Um dos canais de marketing mais antigos e efetivos

Um dos canais de marketing digital mais antigos — e efetivos — é o e-mail marketing.

Ele consiste, basicamente, em direcionar material de divulgação, seja de produtos, serviços, notícias ou pesquisas para o seu público-alvo, dentro de segmentações específicas (como idade, sexo e tipo de produtos preferidos pelo usuário) para atingir apenas o consumidor que se deseja.

A princípio, (quase) todo mundo que está na internet possui um e-mail, o que é um excelente começo!

Mas não é só isso: segundo o Email Marketing Industry Census 2014, em média 23% do total de vendas das empresas pesquisadas são atribuídas a suas campanhas de e-mail marketing, sendo que apenas 16% do seu orçamento em marketing digital é direcionado para essas campanhas.

Campanhas de e-mail marketing têm um excelente potencial de segmentação e de mensuração, o que aumenta ainda mais a sua relevância diante do público. Isso sem falar da possibilidade de se descadastrar do seu mailing a qualquer momento, deixando o usuário mais confortável com esse tipo de comunicação, tornando-o menos intrusivo e mais durável que outros tipos de campanhas online.

Campanhas e mídias digitais

Mídias Digitais e Campanhas Online

Campanhas de publicidade online são excelentes para expandir o seu público.

Campanhas de publicidade online também são excelentes para expandir o seu público, obter mais tráfego para o seu site ou para divulgar a sua marca, produto ou serviço na internet.

Basicamente, distribui-se em mídia paga (anúncios em sites e links patrocinados) mídia própria (seu próprio site, loja virtual e blog) e mídia obtida, como compartilhamentos de usuários em redes sociais, reviews, análises de consumidores e indicações.

A principal vantagem das campanhas online sobre campanhas tradicionais é a capacidade de mensurar o desempenho em tempo real e ter uma visão detalhada dos resultados gerados, como o ROI, que explicaremos mais à frente.

Mas também é muito mais barato anunciar online do que nos veículos tradicionais, alcançando maior público com menor investimento.

Os principais canais usados para campanhas pagas são os links patrocinados, como os anúncios que aparecem nos resultados de buscas.

O Google AdWords é o principal exemplo: é possível publicar anúncios que serão mostrados em determinadas buscas de palavras-chave escolhidas por você, para direcionar consumidores qualificados para a sua loja online, por exemplo.

Há também os anúncios em redes sociais, que permitem segmentar a impressão dos anúncios pelo perfil do usuário. Idade, região, status de relacionamento, gostos pessoais e área profissional são apenas alguns deles.

Com a vantagem de estar dentro de uma rede social, que permite alcançar usuários que não estão fazendo buscas por determinados produtos ou serviços.

O LinkedIn é uma rede social de perfil profissional e, por isso, pode ser usada para veicular anúncios com foco em produtos B2B (business to business, quando seu cliente são outras empresas), por exemplo.

Entre os jovens, o Instagram faz muito sucesso e já tem formatos de publicidade para quem precisar de uma mídia visual para explorar, como o mercado de moda e de viagens.

O que são métricas digitais e como elas podem ajudar a minha empresa?

As métricas são uma das principais vantagens do marketing digital sobre o marketing tradicional.

Com elas, é possível mensurar detalhadamente os indicadores de performance online e decidir os rumos de campanhas e estratégias de vendas.

Algumas métricas são básicas para o entendimento do marketing digital.

Algumas delas podem ser chamadas de KPIs (key performance indicators ou indicadores chave de desempenho), que são os principais resultados a se perseguir para alcançar os objetivos da sua empresa.

Devem ser fáceis de mensurar e fazer sentido para todos os seus funcionários e parceiros de negócios, pois deverão ser metas de todos. Conheça algumas das principais:

Visitantes únicos

É a quantidade de pessoas que entraram no seu site em determinado espaço de tempo.

É como medir o fluxo da sua loja física.

Fontes de tráfego

De onde vêm os visitantes do seu site? É importante saber para investir mais nos canais que trazem mais visitantes para o seu site, aproveitando melhor as verbas disponíveis e otimizando as campanhas de mídia online.

Bounce Rate

A taxa de rejeição ou bounce rate se refere à quantidade de visitantes que entraram em seu site, mas que não executaram nenhuma ação dentro dele — nenhum clique, nenhuma navegação, nenhuma visualização de produto, nenhuma busca. Nada.

Taxas altas de rejeição podem indicar que o seu público não está sendo devidamente segmentado ou que as estratégias de marketing podem não ser efetivas como se imaginava.

Se a sua taxa de rejeição está crescendo, fique esperto: tem algo de errado!

Tempo de permanência

Quanto mais tempo o usuário fica no seu site, mais produtos ele está visitando, mais textos ele está lendo e mais vídeos está assistindo. Essa informação deve ser cruzada com outras para fazer algum sentido, mas se o usuário está gastando pouco tempo no seu site, é melhor investir em conteúdo e em usabilidade.

Advertising CTR (click-through rate)

A sigla CTR (click-through rate ou taxa de cliques por impressão) pode parecer uma métrica complicada, mas não é! Ela se refere à quantidade de cliques que cada anúncio recebe, cada vez que é exibido (imprimido) para o usuário.

Por exemplo, se em cada 200 impressões, o seu anúncio recebe 10 cliques, ele obteve um CTR de 5%. Quanto maior o CTR, melhor o desempenho da campanha.

Mas é necessário cruzar essa informação com outras para saber se o público que está clicando nos anúncios é qualificado ou não.

Leads

Leads são contatos obtidos pelo seu site, das redes sociais e outros canais de usuários que podem vir a ser consumidores. Se uma pessoa visita o seu site e envia o seu e-mail naquela caixinha de “cadastre-se para receber nossa newsletter”, ela se tornou um lead.

Captar leads qualificados é uma das melhores maneiras de expandir a sua cartela de clientes na web.

Normalmente, são coletados a partir de campanhas de marketing de conteúdo, então fique ligado nessa ramificação!

ROI

O ROI pode ser chamado de “métrica das métricas”. Os executivos o adoram!

A sigla se refere à expressão Return Over Investiment ou retorno sobre o investimento, em português.

Essa métrica indica quanto dinheiro a sua empresa obteve de retorno para cada Real investido. Um ROI de 10 significa que cada Real investido trouxe 10 em receita.

Goals (metas)

No seu website, tentamos direcionar algumas ações por parte do visitante. Por exemplo, a compra de algum produto, o cadastro de e-mails para recebimento de newsletters, o envio de formulários de contato, o número de páginas visitadase o tempo médio de visita.

São várias as métricas usadas para determinar algum objetivo atingido em cada visita no site.

Em serviços de análise da visitação de sites, como o gratuito Google Analytics, é possível configurar metas para cada um desses objetivos.

Assim, é possível medir o sucesso das estratégias e fornecer dados para o planejamento das próximas ações de marketing digital.

Conclusão

O Inbound Marketing é o Marketing de Atração

Faça uso do Inbound Marketing

O marketing digital é essencial para pequenas empresas por vários motivos.

Os custos são muito menores se comparado a estratégias tradicionais de marketing e publicidade, é possível ter controle total dos resultados de cada ação e permite que esses pequenos negócios tenham condições de competir com as maiores marcas do mercado.

Sendo realista, atualmente é praticamente impossível prosperar sem investir no digital, para a maioria dos negócios. Por outro lado, as oportunidades trazidas pela conectividade e suas ferramentas fazem todo o esforço ser compensado!

Independente da área de mercado, a internet reserva inúmeras oportunidades para quem deseja expandir a sua atuação.

Explorar as redes sociais, os mecanismos de buscas e as estratégias de divulgação usando várias dessas ferramentas pode proporcionar o impulso que faltava para o seu negócio.

Possui uma pequena empresa e tem encontrado vários obstáculos, precisando de um terreno fértil para prosperar? Encontre no marketing digital o direcionamento e as ferramentas para atrair o público correto e você estará no caminho correto!

Ah um último recado: para não perder os alertas dos próximos posts, segue a gente no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

Até mais!

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing