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Reunião com a equipe de vendas

12 habilidades de um campeão de vendas: resolução de problemas

Este é o primeiro artigo de uma série sobre 12 habilidades que um campeão de vendas precisa ter ou desenvolver. Se você tem o interesse de esquentar os resultados das vendas dentro da sua empresa, fique atento a essas estratégias e veja qual (ou quais) delas você precisa aprimorar.

Nossa série irá abordar as seguintes habilidades, de acordo com material produzido pela Close.io:

  • Resolução de problemas
  • Comunicação efetiva
  • Construção de relacionamento
  • Gerenciamento do tempo
  • Colaboração em equipe
  • Habilidade de contar histórias
  • Conhecimento do produto
  • Aprimoramento do CRM
  • Fornecimento de demonstrações e apresentações atraentes
  • Qualificação de leads
  • Acompanhamento de leads
  • Fechamento de vendas

A série “12 habilidade de um campeão de vendas” inicia hoje com a capacidade de resolução de problemas e é destinada não apenas a vendedores, mas também a gestores, já que estes lidam com os demais departamentos da empresa.

 

Habilidade 1: resolução de problemas

Não é sem razão que a habilidade de resolver problemas inaugura a nossa série. A destreza de desatar nós, é um grande atributo do ser humano por si só, seja qual for o contexto. No mundo dos negócios, ela é imprescindível porque livra toda a corporação de sofrer as consequências de um problema pontual mal resolvido.

Se você ainda tem dificuldades de agir com assertividade diante dos problemas da sua empresa ou tem receio de tomar decisões reparadoras, considere esses 4 passos para começar a agir como um solucionador de problemas:

  1. Defina o problema real: parece óbvio, mas muitas pessoas não sabem realmente identificar a raiz de seus problemas. Isso porque temos a tendência de confundir a causa do problema com seus sintomas. Por exemplo, se você não está vendendo conforme a sua projeção, pode chegar a pensar que o problema é o número baixo de leads ou mesmo de vendedores, quando, na verdade, pode ser o pouco investimento que você tem feito em atração ou treinamento da equipe. Portanto, seja realista e pense com mais profundidade nas questões que precisa resolver;
  1. Gere alternativas: tomar a primeira decisão que nos vem à mente em vez de trabalharmos com mais possibilidades pode causar precipitações e arrependimentos. Para evitar isso, você pode recorrer a estratégias como o brainstorming, ou “tempestade de ideias”, técnica que explora a potencialidade criativa por meio da exposição de todas as ideias possíveis que uma pessoa ou um grupo pode ter acerca de um assunto. Na prática, isso significa pensar mais calmamente no problema e colocar no papel todas as soluções possíveis para ele, em vez de aderir rapidamente à primeira ideia que lhe vier à mente;
  1. Avaliar e selecionar alternativas: bons solucionadores de problemas conseguem distinguir a primeira solução da melhor solução. Para isso acontecer, é preciso considerar possibilidades distintas antes de tomar qualquer atitude. Razões particulares, por exemplo, tendem a criar maiores transtornos. Em vez disso, prefira opções que se encaixem melhor com os interesses da equipe e com as políticas da empresa;
  1. Execute soluções: depois de passar pelas etapas anteriores, é hora de executar soluções, não de forma definitiva, mas realizando testes e possuindo feedbacks, garantindo, assim, o monitoramento e a validade dos resultados esperados. Verifique se ao longo do tempo a decisão que você tomou irá se sustentar e se de fato resolverá a adversidade enfrentada.

Ainda que um representante de vendas tenha outras grandes habilidades, ele não pode estar desarmado de ferramentas e técnicas para combater os contratempos que alcançam a empresa. Pelo contrário, ele deve investir primeiramente na aptidão de resolver problemas.

Acompanhe a nossa série de artigos para manter-se atualizado das demais habilidades de um campeão de vendas. Até o próximo post!

Equipe Olá Multicom.

Agência Parceira LAHAR